WHEN SHOULD I USE ‘DO’, ‘DOES’, AND ‘DID’? ou Quando Devo Usar ‘Do’, ‘Does’ e ‘Did’?

Mackinac Bridge Night Portrait - Mandj98

(Photo taken by James Phelps -under a Creative Commons license)

DO DOES DID

(1) Quando devo usar DO?

Quando eu quero fazer uma pergunta no Presente Simples, e o sujeito é a 1ª pessoa do singular, 2ª pessoa do singular, 1ª pessoa do plural, 2ª pessoa do plural ou 3ª pessoa do plural.

Um exemplo:

Do you live here? (Você mora aqui?)

Quando eu quero enfatizar aquilo que o verbo principal expressa. Por exemplo, alguém pergunta para você: “Por que você não vai à escola de ônibus?” Mas você sempre vai à escola de ônibus. Então, você responde: “Mas eu vou à escola de ônibus!”

Em inglês, ficaria assim:

“Why don’t you go to school by bus?”

“But I do go to school by bus!”

Quando desejo usar o verbo principal “fazer”. Mas preciso tomar muito cuidado nesse caso, porque em inglês temos “make” e “do”. É preciso saber qual dos dois usar em cada expressão.

Algumas expressões com do:

Do the homework (fazer o tema)

Do a favor (fazer um favor)

Do business (fazer negócio)

Do your hair (arrumar seu cabelo)

Do the cleaning (fazer a limpeza)

Do the cooking (cozinhar)

Do the laundry (“fazer a lavanderia”, isto é, lavar roupa)

Quando quero negar algo no Presente Simples, tanto nas frases por extenso como nas respostas curtas, uso do juntamente com not quando o sujeito for I, you, we, you, they:

I do not like fish.

Do you like fish? No, I do not.

Nesses casos, também podemos usar a forma contraída don’t.

Dessa forma, teremos:

I don’t like fish.

Do you like fish? No, I don’t.

(2) Quando devo usar DOES?

– Nos mesmos casos acima: para fazer perguntar no Presente Simples, para enfatizar a idéia expressa pelo verbo principal no Presente Simples, em expressões especificas com o verbo “fazer” e em frases negativas e respostas curtas negativas no Presente Simples, em que o sujeito for a 3ª pessoa do singular.

Exemplos:

a) Does she live here?

b) – Your friend, “Why doesn’t Mary go to school by bus?”

– You, “But she does go to school by bus!”

c) She always does the homework in the evening.

d) He does not like fish.

e) He doesn’t like fish.

f) Does Peter like fish? No, he doesn’t.

(3) Quando devo usar DID?

Devo usar did nas frases interrogativas em que eu quero dizer algo no passado e que eu menciono, mencionei o tempo ou já sei quando a ação, fato ou situação ocorreu. Por isso, é comumente usado com expressões de tempo no passado, como: yesterday, last week, last night, 3 days ago, one year ago, when I was a child, when I called you, etc.

Exemplos:

Negativas:

I did not call you this morning. (Eu não te liguei hoje de manhã.)

He did not take vacations last year (Ele não tirou férias ano passado.).

Interrogativas:

Did you see that? (Você viu isso?)

Why did you sell it? (Por que você o vendeu?)

Did she tell you that? (Ela lhe disse isso?)

Devo usar did para enfatizar uma idéia no afirmativo, no Passado Simples.

Exemplo:

“It’s a shame you didn’t come to the party last night.”

“What!? I did come to the party!”

Devo usar did quando eu desejar usar o verbo principal “fazer”, em expressões específicas, cuidando para não usar did no lugar de make. (Ver algumas expressões que utilizam do – e consequentemente did no passado – acima.)

Devo usar did + not, ou simplesmente didn’t, nas negações no Passado Simples:

I didn’t take vacations last year.

Did you leave a message? No, I didn’t.

Se você preferir imprimir este conteúdo, baixe-o em arquivo Word aqui.

39 comentários em “WHEN SHOULD I USE ‘DO’, ‘DOES’, AND ‘DID’? ou Quando Devo Usar ‘Do’, ‘Does’ e ‘Did’?

  1. But one question.
    In the phrase: Did you buy anything interesting to read.
    I have to use question mark (?)
    Is an the Interrogative phrase? yes or not?
    Mauricio.
    ———————————————————————-

    Yes, you have to use a question mark for questions.
    Did you buy anything interesting to read?

    Is it an interrogative phrase?
    Yes, it is.

    Lilli Zen.

  2. Se eu fizer uma pergunta como “O que eu tenho que fazer?”

    O correto seria: “What do I have to do?” ou “What I have to do?”

    —————————————————————–
    A primeira opção está correta. Use do nas perguntas no Presente:
    “What do I have to do?”
    Se desejar usar ‘have got
    ‘, então a mesma pergunta fica:
    “What have I got to do?”

  3. Se tenho um cartaz assim:
    Absolutely no smoking.
    Depois quero uma frase dizendo o que o cartaz diz, como devo dizer?
    People might not smoke in that area.
    ou
    People should not smoke in that area.

    ——————————————————————–

    Dear Mary,

    nesse caso, você pode usar um verbo modal (should):
    “People should not smoke in this area.”

    ou a voz passiva:
    “It is forbidden to smoke in this area.”
    (É proibido fumar nesta área.)

    Lembre que SHOULD expressa uma obrigação do que você deve (should) ou não deve (shouldn’t) fazer,
    enquanto que MIGHT expressa uma possibilidade remota.

  4. Quando uso What, When, Where, Who e Which na forma interrogativa, nunca é preciso usar a partícula do antes? Ex: When is there? Which marques were buyed? Who wil be the voluntary?

    ———————————————————-

    Depende….

    Você deve usar “do” quando se trata de uma pergunta no Presente e que NÃO seja com verbo To BE, nem nenhum verbo MODAL (can, will, would, etc).

    Notas:
    When is there? = Quando há? –> esta pergunta está incompleta, mas com o verbo “there (to) be”, , que é o verbo haver (e que, por sua vez, contém o verbo to be, digamos assim). Sendo assim,não use do, pois a interrogação é formada com a inversão da ordem: there is (aff) –> is there? (interrog.)
    Which marques were bought? –> correção: passado de “buy” é irregular (bought); pergunta no passado, na voz passiva (were + participio), were = verbo to be, ou seja, nao vai do
    Who will be the voluntary? –> De novo, verbo to be. Desta vez, no futuro (will be). Portanto, nao vai do.

    Espero que tenha clareado um pouco.

    Se tiver outras dúvidas, por favor, pode mandar. ^.^

    Lilli.

  5. Hello Lili!!

    Uma dúvida: Quando uso DONE ao invés de DID?

    ====================================================

    Hello, Alexandre:

    Em primeiro lugar é bom lembrar que o verbo DO e suas formas derivadas (do/does/did/done) têm dois usos distintos, ele pode ser:
    – o verbo principal da frase que significa “fazer”; nesse caso, é um verbo normal, assim como ‘drink’, ‘eat’, ‘like’, etc.
    – o verbo auxiliar da frase, sendo do/does usados no presente, did no passado e done é a forma do particípio passado.

    Mas, respondendo sua pergunta objetivamente:
    DID é o verbo no passado simples, pode significar FIZ, FEZ, FIZEMOS, FIZERAM; FAZIA, FAZÍAMOS, FAZIAM.
    DONE é o particípio passado, significa FEITO, geralmente usado ou na Voz Passiva (é feito, foi feito, etc.) ou na construção do Presente Perfeito e Passado Perfeito (tenho feito, tinha feito).

    Regards,
    Lilli Zen.

  6. Olá Lilli!
    me ajuda por favor, eu estou fazendo um curso de inglês
    e tem um exercício que eu tenho que escolher a melhor resposta e eu sempre fico em dúvida, se uso did ou have para a frase. Por exemplo há uma frase assim:
    (Did they come)(Have they come) today?

    qual eu uso? =S

    e tem uma outra que não tem o did, mas mesmo assim tenho dúvidas:

    (Were you there) (Have you been there) during the show?

    eu procuro e procuro explicações mas me confundo no uso do Have.
    Me ajuda? pls?*-*

    1. Hello, Alana!

      1- (Did they come)(Have they come) today?

      Vamos imaginar um ou dois contextos para inserir essa pergunta: já é bem tarde e eu sei que se eles não vieram até agora, não virão mais, ou, se estou falando da aula de hoje que foi às 3 da tarde e já terminou, então:
      “Did they come today?” (ação passada/terminada -> past simple).

      2 – (Were you there) (Have you been there) during the show?

      Essa está mais fácil. Você não percebeu, mas “during the show” é um tempo preciso e passado/terminado, não é? Porque se o show estivesse em andamento, você estaria lá e a pessoa não estaria te perguntando isso… ok, ok, mas você pode dizer que já existe celular e a pessoa está te perguntando isso na hora que você está no show, bom, nesse caso, não seria nem past simple, nem present perfect, seria present simple: “Are you at the show now?”

      Outro detalhe, para usar o present perfect no caso de um show que eu não estou mencionando o tempo, e, como já sabemos, se o tempo é impreciso, indefinido, a regra diz use present perfect, mas aí você deveria usar a preposição ‘to’: “Have you been *to* the show?” (Você esteve no show/ Você foi ao show?).

      ^.^

      1. Oi lilizen!

        Eu achei a sua resposta para a segunda pergunta da Alana um tanto quanto confusa, pois ela te apresenta duas possíveis respostas…e um detalhe ela só tem essas duas opções de resposta, a senhora quer dizer q a questão esta errada então? Bom, eu não sou nenhum expert em inglês mas eu acredito q a primeira resposta é a correta, pois ficaria assim: “Were you there during the show? O equivalente a: Voces estavam lá durante o show? Gramaticalmente correta .

    1. Do e does são verbos auxiliares. Tá, e daí? E daí que eles auxiliam o verbo principal (ex.: study, like, go, take, make, travel, arrive) indicando que a sentença é uma pergunta e está no Presente.

      Se do e does forem seguidos de not, então, colocam a frase no negativo Presente. E você também pode optar por abreviar: do + not= don’t e does + not = doesn’t.

      Bons estudos!!

    1. Olá, Sidneia:

      Difícil te indicar algum material sem saber como você estudará, se por conta ou com professora particular, se aulas individuais ou em grupo, seu nível, seu tempo para se dedicar semanalmente, etc.

      Posso recomendar que você dê uma olhada nesses sites das editoras Oxford, Macmillan e Cambridge – todas têm ótimos livros de curso:

      http://www.oup.com/elt/students/?cc=br
      http://www.oup.com/elt/students/?cc=br
      http://www.macmillan.com.br/

      Obrigada pela sua visita! 🙂

  7. Hi,

    Uma dúvida, o did é usado para fazer perguntas referente ações passadas/terminadas.
    Dessa forma não é necessário mudar o tempo do verbo, Ok?

    Thanks.

    1. Isso, Leila. Quando já estiver usando o did (frases negativas e interrogativas), você não precisa (e não deve) usar o verbo principal no passado, pois o did tem a função de nos informar que a frase está no tempo passado.

      You’re welcome. Thanks for your visit. 🙂

  8. Gostaria de saber porque a frase na interrogativa (Who bought a huge car ?) não usa o did já que bought é o passado de buy que é um verbo irregular logo precisaria do auxiliar. É porque nesta frase não tem o pronome (he, she, it…)?

    1. Olá, Silvana:

      Exatamente. “Who bought a car?” é uma Subject Question, pois não possui sujeito (he, she, it…) e o seu objetivo é justamente descobrir quem é o sujeito da ação, por exemplo, “John (bought a car)”.
      E o fato de usar o o auxiliar did, ou mesmo do e does, independe de o verbo ser ou não regular. Mesmo que o verbo fosse “call”, se você não souber o sujeito da pergunta e quiser descobri-lo, não usará um verbo auxiliar na pergunta e conjugará o verbo direto na pergunta, como se fosse uma afirmação: “Who calls me every day at this time?”, “Who called me?”

    1. Elisa:

      A continuação deveria ser um verbo no infinitivo sem to.

      Exemplos:

      Did John call you yesterday?
      Did John ride his bike this morning?
      Did John eat his sandwich?

  9. Silvania, adorei as suas respostas, são claras, precisas e fáceis de entender. Estou fazendo um curso na Cultura Inglesa, o Say It, estou no último módulo, o módulo 5. Na última aula fui apresentado ao “MAKE” e “DO”, com exemplos como:
    Make an effort, Do a favor.
    Fiquei na dúvida de quando devo usar o “Make” e quando devo usar o “Do”, ou posso usar sempre, um ou outro? Por exemplo na frase: Make an effort, posso usar: Do an effort?
    Atenciosamente
    Ivo Meneses.

  10. Olá Profº!

    Eu gostaria de saber como ficaria a pergunta “Who called me?” no futuro, como por exemplo:
    Quem me chamaria?

    1. Hello, Odair.

      I am sorry for the delay, but here you are:
      – Quem me chamará? – Who will call me?
      – Quem me chamaria? – Who would call me?
      – Quem poderá me chamar? – Who will be able to call me?
      – Quem poderia me chamar? – Who would be able to call me?

      I hope that helps. 🙂
      Lilli.

Deixe um comentário