Tempos Verbais para Iniciantes

Como hoje o tópico é dedicado a alunos de inglês iniciantes, vamos falar português…

Este é um material que preparei para um grupo de alunos iniciantes que estava fazendo muitas confusões com os verbos em inglês. Então, após uma revisão em aula e muitas ‘caras ponto de interrogação’, voltei para casa e resolvi pôr algumas regras esmiuçadamente no papel para que eles pudessem ler e consultar toda vez que precisassem relembrar dessa matéria.

Espero que o material possa também ser útil a muitos outros alunos, pois sei que para alguns essa matéria é bastante confusa. Até que os alunos consigam diferenciar ‘verbo to be’ dos ‘outros verbos’, continuam misturando as regras e usando ‘do’ onde não devem, ou então, invertendo a ordem do sujeito e do verbo para perguntar quando não estão usando verbo ‘to be’.

Bom, chega de papo furado, e vamos a leitura. Se preferir imprimir, o material está aqui, em arquivo Word. Caso contrário, leia abaixo:

TEMPOS VERBAIS do INGLÊS


1- PRESENTE – VERBO SER/ESTAR
2- PASSADO – VERBO SER/ESTAR
3- PRESENTE SIMPLES
4- PASSADO SIMPLES

SER ou ESTAR = TO BE

“To be or not to be: that is the question.” Shakespeare.

Aqui estamos falando SOMENTE do verbo TO BE, ou seja, o verbo que em português pode ser traduzido como SER ou ESTAR, dependendo da frase. Veja os exemplos:

a) I am Lilli = Eu SOU a Lilli (não se traduz como “Eu ESTOU Lilli)
b) I am speaking = Eu ESTOU falando (claro, não seria “Eu sou falando”.)

Então, sempre que eu quiser falar algo com os verbos SER ou ESTAR, seja qual for a forma (estou, sou, estás, és, está, é, estamos, somos; estava, era, estavas, eras, estávamos, éramos, etc.), eu preciso usar o Verbo TO BE.

O verbo TO BE não varia tanto como no Português, em que nós conjugamos o verbo diferentemente para cada pessoa. No Inglês, o verbo TO BE tem três formas – am, is, are – no presente, e apenas duas formas no passado – was, were. Para saber com qual pessoa usar cada uma, veja as tabelas abaixo.

PRESENTE – VERBO SER/ESTAR
AFIRMATIVO:
I am = I’m
You are = You’re
He is, She is, It is = He’s, She’s, It’s
We are = We’re
You are = You’re
They are = They’re

NEGATIVO:
I am not = I’m not
You are not = You aren’t
He/she/it is not = He/she/it isn’tWe are not = We aren’t
You are not = You aren’t
They are not = They aren’t

INTERROGATIVO:
Am I?
Are you?
Is he/she/it?
Are we?
Are you?
Are they?

PASSADO – VERBO SER/ESTAR

AFIRMATIVO
I was
You were
He was, She was, It was
We were
You were
They were

NEGATIVO
I was not = I wasn’t
You were not= You weren’t
He/She/It was not = He / She / It wasn’t
We were not = We weren’t
You were not = You weren’t
They were not = They weren’t

INTERROGATIVO

Was I?
Were you?
Was he/she/it?
Were we?
Were you?
Were they?

Obs.: Lembre que YOU pode ser traduzido tanto como TU ou VOCÊ (singular), como VÓS ou VOCÊS (plural). Então:
a) Are you at home? = Você está em casa? OU Vocês estão em casa?
Somente o contexto poderá dizer qual das duas traduções é a mais apropriada.

PRESENTE SIMPLES
O importante é não confundir o uso do Presente Simples, que é válido para a maioria dos verbos, com as regras do Verbo To Be.

VERBO TO BE X VERBOS EM GERAL

Aqui entra a maioria dos verbos, quase todos além do To Be, como, por exemplo:
Close, come, do, drink, eat, get, go, hate, like, make, open, put, run, study, take, work.

Vamos utilizar o verbo TAKE (tomar, tirar, levar) para exemplificar e completar nossa tabela:

Afirmativo Negativo Interrogativo
I take
You take
He takes
She takes
It takes
We take
You take
They take
I don’t take
You don’t take
He doesn’t take
She doesn’t take
It doesn’t take
We don’t take
You don’t take
They don’t take
Do I take?
Do you take?
Does he take?
Does she take?
Does it take?
Do we take?
Do you take?
Do they take?

No Presente Simples, lembre-se de conjugar a terceira pessoa do singular corretamente, acrescentando –s ao final do verbo: takes, comes, likes, studies, plays, cleans, nas frases afirmativas e de usar does nas perguntas e doesn’t nos negativos.

PASSADO SIMPLES

Para formar frases AFIRMATIVAS NO PASSADO, você precisa lembrar se o verbo é regular ou irregular. Se for regular, ele terminará em –ed. Se não for, é preciso saber qual é sua forma. Para tanto, você precisa estudar uma lista de verbos irregulares no passado.
Para o NEGATIVO e para AS PERGUNTAS, é preciso usar DIDN’T ou DID, conforme os exemplos com o verbo TAKE na tabela abaixo:

Afirmativo

Negativo

Interrogativo
I took
You took
He took
She took
It took
—————————–
We took
You took
They took
I didn’t take
You didn’t take
He didn’t take
She didn’t take
It didn’t take
—————————–
We didn’t take
You didn’t take
They didn’t take
Did I take?
Did you take?
Did he take?
Did she take?
Did it take?
—————————–
Did we take?
Did you take?
Did they take?

Lilli. :)

70 comments

  1. Gostei mt, estava procurando um site assim, tambem encontrei pelo google. gosto mt do ingles, o fato é que a lingua inglesa tem regrinhas sem fim, vai ser um duro caminho ate o dominio da lingua, ate la vou passar mt por aqui ainda. abraço e obrigado por ajudar.

  2. vc errou um trenzinho ali…pode confunfi akelis q nao sabem…

    olha la no comeco onde vc escreveu os comecinhos d frase no afirmativo interrogativo e negativo…
    ai onde vc escreveu o passado do verbo ser ou estar ta interogativo quando deveria ser afirmativo..

    so um aviso pq tua pagina obviamente e referencia p muitos e nao kero que eles pegam informacoes erronias….

    melissa

  3. Lili,eu sou aluna do curso de letras habilitação em lingua inglesa da Universidade Federal do Pará.Sempre tive vontade de estudar inglês,mas por qquestões financeiras não pude.Decidi fazer vestibular p/inglês mesmo nunca tendo nenhum tipo de contato com a língua e graças a Deus passei.
    Eu sou bastante esforçada,leio uma gramática que tenho(por conta própria),mas na medida que as unidades vão passando minha dificuldade aumenta.Lá UFPa nós trabelhamos com TOUCHSTONE.É um livro muito bom,mas acho que tem pouca gramática e professor também não trabalha muito essa parte com a gente e eu caho que isso dificulta.
    Bom não tô aqui pra falar mal do teacher.Eu achei esse espaço ótimo pra tirar minhas dúvidas,sem falar que as explicações são super simples,bem didáticas.
    Eu estou tendo muita dificuldades nos seguintes assuntos: simple present—present progressive;simple past—past progressive;simple future—future progressive;pronomes pessoais e reflexivos;adjetivos e os advérbios.No momento é isso.

    help me,please!!!

    juliana,belém-Pa

  4. Oiii, adorei o post, vai mi ajudar muito! Estava precisando encontrar um site ASSIM!
    também vou ter prova amanhã, e com o seu site vou poder tirar minhas dúvidas.
    Obrigado por nos salvar! ;)

    beijão

  5. Melissa:
    Obrigada pela errata (eu tinha escrito “interrogativo” onde deveria ser “afirmativo”). O post já tem tanto meses e nem eu tinha reparado o erro, nem ninguém tinha me avisado.
    Thx a lot!

    Juliana:
    Parabéns por passar no Vestibular e bons estudos para você!
    É uma pena que o ensino superior não preencha todos os requisitos que desejaríamos. Na minha univesidade também, apesar de muito boa e reconhecida, também foi assim. Mas penso que você está no caminho certo. Você já viu que há coisas que você vai ter que se esforçar e estudar por conta própria, porque, infelizmente, a gente não sai falando inglês fluentemente da universidade.
    Obrigada pelas dicas de assuntos para o blog. Tentarei segui-los nos próximos ‘posts’.
    Thx and good luck!

    Lilli Zen.

  6. Lilii .. poxaa você me ajudou muitoo nessas provas de final de bimestre .. Muiito obrigado !
    Sai otiima na prova de Inglês .. graças a você ..

  7. Oi, Lili! Não te conheço, mas desde já estou gratíssimo a você. Estou preparando minha primeira aula e este seu post foi de enorme ajuda no meu planejamento. Obrigada! Se tiver orkut, me adiciona. É só procurar Dark Gero. Tem um desenho no profile.

    Valeu!

  8. parabéns! pelo talento bom q vc tem em ingles, pq ingles e muito dificil e chato, pelomenos eu acho, ate q esses dias tou amiga de ingles de tanto estudar!

  9. Adorei o blog! É realmente muito legal! Só fiquei na dúvida quanto aos tempos verbais no inglês Andei pesquisando e encontrei muito mais do 4 E quanto ao: Present Progressive, Present Perfect, Past progressive, Past perfect, Future, ….. Se puder de umas dicas!? Bjos

  10. Parabens, foi muito, mas muito útil a sua exlicação, simples, objetiva, clara…..realmente o dom de ensinar e explicar não é para todos!
    Obrigada
    ——————————————————————-
    Thanks a lot!!!
    Lilli Zen. ;)

  11. Lilli, muito obrigada pelas dicas… seu site é de grande valia para muita gente como eu , que não tem muita experiencia com ingles, mas que precisa de boas orientações. eu vou fazer uma prova de proficiencia em ingles para entrar no doutorado, é uma prova de tradução de texto, estou me dedicando muito aos estudos, mas é muito complicado traduzir sem noções de gramatica, por essa razão estou gostando muito de sua linguagem simples e dinamica. Valeu mesmo e se vc tiver algumas dicas para me auxiliarem ainda mais na tradução eu gostaria que vc publicasse.
    ——————————————————————————————————————–

    Que bom! Fico feliz que esteja sendo útil. Estou com dois outros projetos no momento, um deles é um baby.. hehe, mas assim que sobrar um tempinho, vou ver se escrevo algo que possa ajudar o pessoal que fará exame de proficiência para os cursos de pós, mestrado ou doutorado.
    Por enquanto, te sugiro que procures algo, seja na web ou cursos presenciais, sobre inglês instrumental. Infelizmente, pelo que pesquisei, há pouca coisa gratuita na web, mas se encontrar algo bom, ótimo! Agradeço inclusive se puder me avisar, pois assim posso indicar o link para todos aqui no blog. Só encontrei esta uma aula: http://users.femanet.com.br/~fabri/inglesinstrumental.htm.

    Lilli Zen.

  12. olá…..

    ameii a sua ajuda. eu estava procurando uma coisa mais acbei achando outra e bem mais facil…obrigada!!tireeiii 9,3 na prova viuu!!

    brigada mesmo..

    bjioookas ligia

  13. Cara, esse post é o ki eu sempre procurei, minha apostila tah cheia de questões q tenham q usar os verbos acima foi ótimo ter achado esse post………..

    Mil BjoS Pra VuxÊs……………
    (RJ)

  14. rsrsrrsrsr!!!
    esse eh soh mais um agradecimento, mais eu nao poderia deixar de te fazer!!!
    vc me fez lembrar de mta coisa importante! coisa que eu nem lembrava mais!
    valeu!!!
    grande abraço!

  15. Que legal, muito bem explicado de forma simples e muito objetiva.
    Tenho que aprender Ingles na raça.
    E manda mais material e exercicios.
    Muito obrigado

    Garfilho

  16. EU GOSTEI….
    ME AJUDOU MUUUUITO……………………………………..
    EU TENHO PROVA DE INGLES AMANHA ME DESEJE BOUA SORTE………………
    ~~~~~~~~~~1@`1!!!!!11@!#2#$%^&^7*(0-+:[‘>:l’?’?’>_()*768%$^1
    SUASHUAHSUASHAUSHASHHUHSASAUSHAUSH

  17. Parabéns,

    Tirei muitas dúvidas com este artigo. é muito bom ter artigos como este na internet, pois nos dá possibilidade de aprender através de uma outra visão, neste caso você conseguiu tirar perfeitamente uma dúvida que eu tinha.

    Thanks a lot!

  18. Iniciei inglês no ano passado mas ainda tenho muitas dificuldades em relação aos verbos passado, presente e em montar estruturas afirmativas e interrogativas. Descobri o site e achei o maximo, isso vai me ajudar muito.

  19. Muito obrigado, procurei em muitos sites, saber sobre os tempos verbais no inglês, mas todos os sites não tem tudo junto, como encontrei aqui,
    me ajudou muito Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s