OS USOS DE “CAN”

CAN = PODER, SER CAPAZ DE

Can't Fail Café

(Photo by pbo31– under a CC license)

AFIRMATIVO: CAN

(sujeito) + CAN + (o verbo principal no infinitivo sem ‘to’)

NEGATIVO: CANNOT / CAN’T

(sujeito) + CANNOT + (o verbo principal no infinitivo sem ‘to’)

INTERROGATIVO: CAN … ?
CAN + (sujeito) + (o verbo principal no infinitivo sem ‘to’)

VOCÊ DEVE USAR O VERBO CAN PARA EXPRESSAR:

1) CAPACIDADE / HABILIDADE

Use “can” para falar de habilidades.

Em alguns casos, o verbo “can” expressa a idéia de “saber” ou de “conseguir’ fazer algo.

  • I can speak Italian. (Eu sei falar italiano. )
  • He’s only four, but he can ride a bike. (Ele só tem quatro anos, mas ele sabe/consegue andar de bicicleta.)
  • Can you type very fast? (Você sabe/consegue digitar rápido?)
  • Can you lift this box? (Você consegue levantar esta caixa?)

2) PERMISSÃO

Use “can” para expressar permissão – negar e dar permissão a alguém a fazer algo.

Exemplos:

  • Can I see your driver’s license, please? (Posso ver sua habilitação, por favor?)
  • You can’t smoke here. (Você não pode fumar aqui – ou: Não se pode fumar aqui.)

3) SUGESTÃO / OFERECENDO AJUDA

Use “can” quando quiser oferecer ajuda ou dar uma sugestão.

Exemplos:

– Sugestão:

We can go to the movies. What do you think? (Nós podemos ir ao cinema. O que você acha?)

We can make a vanilla cake, instead of a chocolate one. (Nós podemos fazer um bolo de baunilha, ao invés de um de chocolate.)

– Oferecendo ajuda – informal:

Can I help you? (Posso ajudá-lo?)

4) POSSIBILIDADE / TIRANDO CONCLUSÕES:

Use “can” quando estiver tirando uma conclusão, falando que é possível que algo aconteça ou que seja verdade.

Exemplo:

  • He is an expert n Physics. He can’t be wrong. (Ele é um perito em Física. Ele não pode estar errado.)
  • It can be dangerous. (Pode ser perigoso.)
  • It can be in the drawer. (Pode estar na gaveta.)

47 comments

  1. Uhuu!!! Doreiii esse site…
    Parabéns a todos que participam da-kii..
    ==============================

    Hehe. Valeu. O “todos” sou eu, Lilli Zen.
    E obrigada pela sua visita, epsero q retorne. ^.^

    • Antonio,

      “Could” é o passado de “Can”, significa “podia”, “poderia”, “pude”, “pôde”, etc.

      Você pode usá-lo como:

      – passado: I could run faster when I was younger. (Eu podia correr mais rápído quando era mais jovem)

      – polidez: Could you help me, please? (Você poderia me ajudar, por favor?)

  2. eu quero saber pra que serve o verbo “can” como se usa eu quero as traduçoes e as ideias eu preciso disso tudinho para minha pesquisa para entregar no 8/7/10

  3. putss muito fera esse site lillizeen eu peguei dependencia de ingles na escola e vc ta me ajudando muito a fazer os trabalhos **************parabennnnnnnnnnnnnnnnsssssssssss****************

Deixe uma resposta

