Have and have got

O verbo “ter” no presente pode ser traduzido por “have” ou “have got”.

  • Pode-se usar “have” ou “have got” com o sentido de posse:

I have a new printer. = I have got a new printer.

She has ten cousins. = She  has got ten cousins.

The hotel has a gym and a pool. = The hotel has got a gym and a pool.

  • Somente “have” pode ser usado quando “have” for usado para expresar ações:

I usually have breakfast before I go to work. (have breakfast = tomar café da manhã)

We have lunch at home. (have lunch = almoçar)

Let’s have a drink!  (have a drink = tomar um drinque)

.

Fácil, não é? Espero que sim, pois agora que vem a parte que costuma confundir os alunos.

Nas formas negativas e interrogativas, americanos e britânicos costumam usar construções diferentes para o verbo “have (got)”. Portanto, é importante que você saiba qual dos dois está estudando e/ou pretende adotar.

INGLÊS AMERICANO:

PRESENTE SIMPLES – VERBO HAVE

AFIRMATIVO:

I HAVE / YOU HAVE / HE HAS

WE HAVE / YOU HAVE / THEY HAVE

NEGATIVO:

I DON’T HAVE HAVE / YOU DON’T HAVE / HE DOES’NT HAVE

WE DON’T HAVE / YOU DON’T HAVE / THEY DON’T HAVE

INTERROGATIVO:

DO I HAVE ? / DO YOU HAVE ? / DOES HE HAVE ?

DO WE HAVE ? / DO YOU HAVE ? / DO THEY HAVE ?

INGLÊS BRITÂNICO

PRESENTE SIMPLES – VERBO HAVE GOT

AFIRMATIVO:

I HAVE GOT / YOU HAVE GOT / HE HAS GOT

WE HAVE GOT / YOU HAVE GOT / THEY HAVE GOT

NEGATIVO:

I HAVEN’T GOT / YOU HAVEN’T GOT / HE HASN’T GOT

WE HAVEN’T GOT / YOU HAVEN’T GOT / THEY HAVEN’T GOT

INTERROGATIVO:

HAVE I GOT ? / HAVE YOU GOT ? / HAS HE GOT ?

HAVE WE GOT ? / HAVE YOU GOT ? / HAVE THEY GOT ?

Essa diferença ocorre somente no TEMPO PRESENTE ! Não esqueça ! Para o passado use simplesmente: HAD, DIDN’T HAVE, DID (sujeito) HAVE.

Então, não esqueça de verificar se está estudando aprendendo inglês americano ou britânico e qual dos dois pretende seguir, para evitar confusões.

Clique aqui se quiser baixar exercícios para praticar seu inglês ou para usar com seus alunos.

37 comments

  1. Pergunta:

    Qual é a forma pro passado, pro presente e pro futuro?
    ————————————————————————

    Ótima pergunta e que gera certa discussão e um certo cuidado no uso.

    A forma do Present está esclarecida no tópico (eu espero). Para reforçar, segue a conjugação no tempo presente, afirmativo, com as traduções:

    I have got (eu tenho)
    You have got (tu tens)
    He has got (ele tem)
    She has got (ela tem)
    It has got (ele-a tem)

    We have got (nós temos)
    You have got (vós tendes*)
    They have got (eles têm)

    Sobre o passado, existe a forma “had got” ( já que had é passado de have), mas geralmente essa forma não é usada em frases de discurso direto, sendo limitada apenas ao discuRso indireto (aquele que você usa quando reproduz algo que alguém falou). Assim:

    Discurso Direto:
    Yesterday, John said, “I have got little time for myself.”
    Discurso Indireto:
    Yesterday John said that he had got little time for himself.

    Para dizer que alguém tinha ou teve algo no passado no discurso direto, use apenas o verbo HAVE (sem got):

    We had a bad argument. (= Nós tivemos uma discussão ‘feia’).
    She had a cellular phone, but she sold it. (= Ela tinha um telefone celular, mas ela vendeu-o).

    Para o futuro, também prefira usar somente HAVE sem got, ou melhor, WILL HAVE ou AM/IS/ARE GOING TO HAVE, ou mesmo AM/IS/ARE HAVING, de acordo com o contexto.

    Lilli Zen.

  2. Poderia me explicar o uso de I HAVE TO e I DON’T HAVE TO?

    ———————————————————————————
    Use “I have to” (= Eu tenho que…) seguido do verbo infinitivo sem “to” para indicar obrigatoriedade ou necessidade:
    – I have to study more. –> Eu tenho que estudar mais. (necessidade)
    – I have to wash the dishes every day. –> Eu tenho que lavar a louça todos os dias. (obrigatoriedade. por exemplo, minha mãe me manda fazer isso sempre.)

    Use “I don’t have to” (=Eu não preciso…) seguido do verbo infinitivo sem “to” para indicar a falta da obrigatoriedade ou necessidade:😛
    – I don’t have to study for mathematics. –> Eu não preciso estudar para matemática. (porque, por exemplo, não necessito, sou ótima aluna em matemática.)
    – I don’t have to wash the dishes every day. –> Eu não preciso lavar a louça todos os dias. (porque, por exemplo, divido a tarefa com minha irmã.)

    Espero que tenha esclarecido um pouco mais.

    Lilli Zen.

  3. Ola! Gostaria de saber como eu poderia explicar a mudança do HAVE nos seguintes casos:

    He has a dog.
    Does he HAVE a dog?
    He doesn’t HAVE a dog.

    Me perguntaram: ‘Mas porque muda de HAS para HAVE na negativa e na interrogativa?’

    Será que vc poderia me ajudar a explicar?

    Obrigada!

    ======================================

    Olá, Bárbara:

    O HAS é usado quando temos a 3a. pessoa do singular no Present Simple, certo? Mas ele volta para a forma base (que é HAVE) sempre que o verbo auxiliar aparecer, que, no caso, é o DOES (no interrogativo: DOES e no negativo: DOESN’T ou DOES NOT), pois o DOES já leva o “S” da terceira pessoa (do –> doES).

    O mesmo é válido para todos os verbos: like/likes, work/works, study/studies, take/takes… quando aparecer o auxiliar DOES, tire o -s do verbo prinicipal.

    Espero que tenha ajudado.

    Regards,

    Lilli Zen.

    • Depende.

      Em inglês britânico, usa-se “have got” com o mesmo significado de “have”.
      Nesse caso, a negação fica “I haven’t got”. Ex.: I haven’t got a car. Mas lembre-se: tem que usar o ‘got’ junto.

      Mas eu imagino que você esteja querendo comparar a forma negativa do verbo “have” (=ter)
      com a forma negativa das frases no tempo Presente Perfeito. Nesses casos, você sempre
      usará “I haven’t” + um verbo no tempo particípio passado. Assim:
      “I haven’t seen her lately” (eu não a tenho visto ultimamente)
      “I haven’t finished my homework yet” (eu ainda não terminei o meu tema)
      “I haven’t been there” (eu não estive lá)
      “I haven’t asked her out” (eu não a convidei para sair)

    • Have (American English)

      NEGATIVO
      Use don’t para I, YOU, WE, THEY.
      Use doesn’t para HE, SHE , IT.
      I don’t have a car.
      He doesn’t have a car.

      INTERROGATIVO
      Use do para I, YOU, WE, THEY.
      Use does para HE, SHE , IT.
      Do you have a car?
      Does he have a car?

  4. Olá!

    Me surgiu uma dúvida muito grande e não consigo encontrar a resposta em lugar algum…

    Quando você quer fazer uma pergunta com o ‘Have got’ utilizando o ‘Who’, o certo é usar o ‘have’ ou o ‘has’?

    Exemplo: ‘Who has got a sister?’ ou ‘Who have got a sister?’

    Preciso muito saber! Obrigada.

  5. Sempre me confundo quando o got, significa passado de get e quando se refere ao verbo ter e ainda quando é present perfect, poderia esclarecer. grata

    • Olá, Sueli:

      Sempre verifique se o got está acompanhando o verbo “have” em qualquer uma de suas formas: HAVE ou HAS
      1. I have got a question.
      2. He has got so many games.
      3. Have you got a cold?

      O que pode confundir é quando temos o verbo got conjugado no Present Perfect, aquele que se forma com o verbo have/has + passado particípio. Mas essa confusão só ocorre no inglês britânico, já que:
      BrE: get – got – got
      AmE: get – got – gotten

      Sendo assim:
      1) I have got a new jacket at Harrod’s. (Eu comprei uma nova jaqueta na loja Harrod’s)
      Vamos supor que: have got = have, aí teremos: Eu tenho uma nova jaqueta na loja Harrod’s. Não faz muito sentido, certo?
      Um americano usaria: gotten e não got, assim já eliminaria o problema: I have gotten an A in Physics. (Eu tirei um A em Física) x I have an A in Physics ( Eu tenho um A em Física).

      Tente escrever várias frases com have got significando “ter” (= have) e depois faça o mesmo com “have got/gotten”, Present Perfect. Acho que ajuda bastante. Crie seus próprios exemplos; eles terão mais significado para você.🙂

  6. eu ñ percebo nada das voças explicações porque a o verbo e um auxiliar have e o verbo do tambem e um auxiliar como e que podem dois auxiliares estarem juntos numa conjugação?

    • Lembre que tanto o “have” como o “do” podem ter a função de verbos auxiliares ou serem verbos comuns: have = ter e do = fazer.

      Sendo assim, para cada frase tu tens que perceber se o verbo está sendo empregado como um verbo comum ou verbo auxiliar.

      Verbos Auxiliares:
      Do you work? Do you study? Do you know him? What do you think of it? Where do you go to school?
      Have you bought a new camera? Have you met her lately? Have you seen “The Tourist”? Have you lost it again?

      Verbos Comuns: ter e fazer
      Do you have a car? Do you always have lunch here? What did you have for breakfast? What do you usually have for breakfast?
      Can you do me a favor? Do you use the dictionary to do the homework? What do you do for a living?

      É importante que leias bastante e escutes muito, seja em vídeos, filmes ou conversando com pessoas em inglês, para que então, possas falar em inglês sem que precises pensar em regras ou explicacões sobre a língua.

  7. Adorei suas explicações, eu estava precisando dessa aula… virei sua fã nº 1. Minhas dúvidas são muitas, pois começei a estudar ingles nesse ano, e nem acredito q ja convivo com aulas de pré intermdiário… nossa que legal…. Vou acompanhar sempre suas explicações. Beijosssss

  8. Boa Noite!
    Estou com dúvidas em relação à questão: sempre aprendi que o verbo “to heve”, como todo verbo principal, precisa de um auxiliar para fazer as formas negativa e intorrogativa. Porém, em uma outra escola de ingles que estou, estou vendo muito frases do tipo “Have you any brothers?” e não “Do you have any brothers?”. Eu perguntei para os professores e eles disseram que as duas maneiras estão corretas. Está correto mesmo? Obs: a escola é ingles britanico.
    Obrigada

    • Olá!

      Parece que você já percebeu a resposta ao dizer que é inglês britânico.
      Pois é essa a explicação.
      Inglês britânico: I have a puppy. Have I got a puppy?
      Inglês americano: I have a kitten. Do I have a kitten?

      Mas lembre que em inglês britânico, usa-se o have + got.

      Regards,
      Lilli Zen.

Deixe uma resposta

