Reflexive Pronouns II

PRONOMES REFLEXIVOS – INGLÊS – PARTE II

  • VERBOS

Uma questão importante a se lembrar é o uso dos pronomes reflexivos juntamente com alguns verbos. Sei que há algumas diferenças no próprio português sobre o uso do pronome reflexivo. Aqui no Rio Grande do Sul, sei que há influência da língua italiana, que reflete muitos verbos e, por isso, nós, gaúchos, tendemos a fazer o mesmo no português. Um exemplo que me vem agora e que toda vez que escuto um paulista perguntar “Como cê chama?” me faz lembrar disso, porque aqui nós perguntaríamos, “Como tu te chama(s)?”. Bem da verdade, acho que nós usamos muito mais “qual é teu nome?” do que “como você/tu se/te chama(s)?”, mas enfim… me sooa muito estranho usar o verbo chamar nesse contexto sem o pronome oblíquo (te, se, …).

Resumindo:

É importante saber se o verbo que se quer usar é reflexivo ou não EM INGLÊS.

Por exemplo, em português, dizemos: “Eu me sinto bem”, mas em inglês, não se usa o “me”: “I feel good.” Em português: “Eu me lembro muito bem disso”, mas em inglês: “I remember that very well.” E ainda: “Ela não consegue se concentrar”, torna-se apenas: “She can’t concentrate.”

Portanto, atenção ao usar estes verbos: become, bring,concentrate, dress, feel, meet, relax. Ao contrátio do português, eles não requerem o pronome reflexivo.

 

  • ÊNFASE:

Usam-se também os pronomes reflexivos para dar ênfase ao sujeito da ação, podendo-se traduzir os pronomes por ‘mesmo’ ou ‘mesma’, que é uma palavra que serve para dar ênfase em português:

Exemplos:

I cooked this cake myself.  –> Eu mesma fiz este bolo.

I myself dyed my hair. –> Eu mesma tingi meu cabelo. (note: não use ‘paint’ para ‘pintar o cabelo’ e sim ‘dye’.)

He fixed the car himself. –> Ele mesmo consertou o carro.

 

 

2 comments

Deixe uma resposta

