Como melhorar o “listening” em inglês

Hello, everyone!!!!

Acabei de ler um comentário de uma leitora do blog, e resolvi compartilhar a resposta com todos no blog. Espero que tenham paciência de ler, pois é um pouquinho longa a minha explicação, mas se puderem ler e seguir a dica, vocês poderão ter progresso bem considerável. A mensagem é a seguinte – editei, isto é, removi os nomes das escolas na mensagem original, que não vem ao caso:

“Sou aluna de inglês aqui no Rio deJaneiro, há três anos. Consigo ler bem o inglês dito intermediário, mas tenho grande dificuldade para o ouvir e falar (não consigo pensar em inglês). Particularmente, penso que o curso deixa a desejar com relação a isso. Como sei que um bom curso, está além de minhas possibilidades, peço que me dê uma dica para poder superar essa dificuldade.
Obrigada.”

Listen2

Então, tenho algumas dicas quevocês podem seguir para melhorar a compreensão auditiva em inglês – o famoso LISTENING.

  • Não assistam a milhares de filmes achando que vocês vão aprender inglês dessa forma. Bem, eu nunca consegui aprender assim e nem vejo progresso significante nos meus alunos que fazem isso. Eu falo inglês desde os 11 anos, então, me coloco no lugar de aluna pensando em uma língua estrangeira nova para mim; assim, me coloco em frente a filmes em árabe e posso assistir 100 filmes em árabe que não vou sair por aí entendendo e falando árabe … O.o
    Algumas pessoas têm uma memória auditiva incrível e podem se beneficiar um pouco mais que os outros com esse método, mas mesmo assim, é bem difícil alguém aprender palavras novas, construção de frases e conjugação de verbos dessa maneira.
  • Bem, então, o que fazer? ASSISTA A VÍDEOS CURTOS E REPITA O VÍDEO VÁRIAS VEZES ATÉ QUE POSSA ENTENDER O MÁXIMO POSSÍVEL.

   Que vídeos assistir? Bem, hoje existe YouTube, né? Hehehe. Procurem vídeos um pouco acima do seu nível e de duração de 1,2,3 minutos para que tenham paciência e tempo de repeti-lo algumas vezes. Caso contrário, não estará aprendendo nada novo, apenas reforçando conhecimentos já adquiridos. O que quero dizer com isso é que se você assistir um vídeo que diz “Hello, how are you? / I am fine, thanks. And you? / Great, thanks!”, você não vai aprender já que não vai ter dúvida nenhuma e não vai melhorar seu Listening. Portanto, busquem um vídeo que lhes traga algum desafio, que vocês possam ouvir a primeira vez e ter algumas dúvidas, e que na segunda vez que ouvir possam ‘pegar’ mais palavras e na terceira vez, mais palavras, e assim por diante.🙂

  • Mas por que esta dica louca???? Essa dica não é louca!!!! Pensem comigo: até mesmo em português, quando você não entende algo, por exemplo, um número de telefone que falaram rápido demais, o que você faz para poder entender? Pede para a pessoa repetir… e aí o que acontece?? Você entende!!! Simples, né?VOCÊ NÃO ENTENDE – REPETE – VOCÊ ENTENDE.

    Às vezes, pode ser um pouquinho mais difícil:

    VOCÊ NÃO ENTENDE – REPETE – VOCÊ NÃO ENTENDE –
    REPETE –
    VOCÊ NÃO ENTENDE – REPETE – VOCÊ ENTENDE.😀

Ou seja, tenha paciência e repita até entender. Ok, ok, tenhamos consciência de que não é português, ou seja, não é nossa língua nativa, e que talvez não vamos entender 100% no início desse treino, até porque não conhecemos todas as palavras do dicionário (nem em português, coff coff), mas se você entender uns 80-90% já dá pra se comunicar muuuuuuito bem, certo?

E lembre: se na primeira vez que você assistiu o vídeo, você não entendeu quase nada, e lá na quinta vez ou na décima vez que você assistiu, você puder entender pelo menos a metade, você já teve um progresso de uns 50%. Essa questão de ouvir 3, 5, 10 ou 15 vezes a mesma coisa até melhorar seu Listening, vai depender de cada aluno – alguns têm mais facilidade do que outros. Não se apavore, apenas persista, e saiba que cada pessoa tem o seu ritmo.

  • Por fim, algo que eu costumo dizer aos meus alunos particulares: Vocês já sabem ouvir. Eu não posso ensiná-los a ouvir. Essa habilidade vocês já têm. Eu posso até dar dicas de pronúncia, por exemplo ensinar as contrações (I am – I’m, you are = you’re) e dizer que várias palavras têm pronúncia igual (their = there, flour = flower, etc.), mas eu não posso ensiná-los a ouvir. Isso é algo que vocês têm que aprender por si próprios. Como? Escutando coisas! Em inglês, é claro. E a melhor maneira e o melhor horário de se fazer isso é fora de sala de aula, é em casa. Portanto, complemente seu curso de inglês estudando sozinho.

É, ninguém faz milagres….. o negócio é estudar, minha gente!!!

Espero ter ajudado.
Ficarei imensamente feliz se seguirem as dicas, e depois de algumas semanas retornarem aqui me contando como foi.😉

Grande abraço,
Lilli Zen.

4 comments

  1. Ótima dica! Uma sugestão de vídeo curto (1,2,3 min) é trailer de filme, eles tbm são fáceis de distinguir o nível (trailer de animação e filme infantil costuma ser mais fácil). Tentar sempre repetir as falas em voz alta tbm é bom e até ajuda a entender…

    Quando fui aluno eu legendei uma temporada de um seriado, precisei repetir mtas vezes várias falas pra entender, dá certo mesmo, mas tbm foi preciso bastante pesquisa para aumentar o vocabulário e consequentemente o listening

  2. Muito boa dica!! estou estudando em casa e consigo tirar várias duvidas pelo Blog. Agradeço imensamente a todos que compartilham este maravilhoso trabalho!!

    Thanks!!

Deixe uma resposta

