QUANDO USAR “SOME” E “ANY”

Some pencils

De forma simplificada, podemos dizer que usa-se some em sentenças afirmativas e any em sentenças negativas. Os pronomes derivados de some e any também obedecem à regra acima, ou seja, use somebody/someone/something/somewhere em afirmações e anybody/anyone/anything/anywhere em negações.

Exemplos:

SOME = algum(a), um pouco de

  • I bought some pencils today. (Eu comprei alguns lápis hoje.)
  • We stayed in New York for a few days. (Nós ficamos em Nova Iorque por alguns dias.)
  • I drank some coffee this morning. (Eu bebi um pouco de café hoje de manhã.)
  • My glasses must be somewhere around here. (Meus óculos devem estar em algum lugar por aqui).

 

ANY = nenhum(a), nada

  • I don’t have any money on me. (Eu não tenho nenhum dinheiro comigo.)
  • I don’t know anything about that country. (Eu não sei nada sobre aquele país.)
  • I can’t find my glasses anywhere! (Eu não consigo encontrar meus óculos em lugar algum.)

Repare nos exemplos acima que os verbos têm que estar na forma negativa para usar ANY.

Bem, e nas perguntas? O que usar: some ou any?

Use any na maioria das perguntas:

  • Do you have any coins? (Você tem algumas moedas?)
  • Do you know anyone there? (Você conhece alguém lá?)

e use some quando estiver oferecendo ou pedindo algo:

  • Can I have some water, please? (Posso ter (=tomar) um pouco de água, por favor?)
  • Would you like something to drink? (Você gostaria de algo para beber?)
  • Would you like some coffee? (Você gostaria de um café?)

Até a próxima! That’s all for now, folks!

Deixe uma resposta

