Present Simple, Simple Present, Present Progressive, Present Continuous

É muito nome para pouco presente, você não acha? Bom, então, hoje vamos nos concentrar no Tempo Presente aprender a utilizá-lo corretamente em inglês, sem nos preocuparmos em dar nomes gramaticais às palavras e frases.

Tempos: O Presente em Inglês

 

Vamos analisar estas frases:

Eu estudo inglês.

Eu estou estudando inglês.

woman-945427_640
Ela lê bastante. She reads a lot. Ela está lendo agora. She is reading now.

 

 

Então, basicamente, você precisa pensar qual das duas frases você quer dizer: eu estudo ou estou estudando. Nesse exemplo, talvez nem faço tanta diferença se você usar ou outra.

Mas agora vamos comparar o seguinte:

Eu como.

Eu estou comendo.

eating-watermelon-846357_640
Ela gosta de frutas. She likes fruit. Ela está comendo. She is eating.

Agora já fez muita diferença. A primeira a princípio nem faz muito sentido sem um contexto ou sem um complemento, afinal é óbvio que você come, todas pessoas comem. Faria mais sentido se completasse a frase: Eu como muita carne vermelha ou eu como muito quando estou ansioso/a.

E aí, está pronto para formar frases? Leia as frases abaixo e passe-as para o inglês, seja mentalmente ou escrevendo se preferir. Depois confira as respostas no fim do artigo.

work, run, walk, talk, know, speak

 

Eu trabalho

Eu não trabalho

Eu corro

Eu não corro

Ele caminha

Ele não caminha

Ele conversa

Você sabe?

Ele sabe?

Você fala?

Ele fala?

Eu estou trabalhando

Eu não estou  trabalhando

Eu estou correndo

Eu não estou correndo

Ele está caminhando

Ele não está caminhando

Ele está conversando

 

 

 

 

Para aqueles que insistem aprender regras ao estudar inglês, seguem algumas dicas.

 

Para formar frases do tipo: eu estudo, eu como

  • Use verbo na forma base (study, eat, work, like) e “somente ele”, isto é, sem verbo to be, sem –ing, sem outros “enfeites”: Eu leio à I read. Pronto. Nada mais. A conjugação do verbo está feita. Aí depois você complementa a frase: Eu leio as notícias todos os dias à I read the news every day.
  • Acrescente –s, -es, -ies se o sujeito for he/she/it (works, goes, does, studies, cries)
  • Use do ou does se for pergunta (do you study? does he study?)
  • Use don’t ou doesn’t no negativo (I don’t work. He doesn’t work)

 

Para formar frases do tipo: eu estou estudando, eu estou comendo

  • Use verbo to be conjugado adequadamente (I am, you are, he/she/it is, we/you/they are) mais o verbo principal seguido de -ing (studying, eating, working)
  • Inverta a ordem dos verbos na pergunta: Am I studying? Are you studying?
  • Acrescente “not” após am/is/are ou use as formas contraídas isn’t e aren’t

 

 

Respostas:

 

Eu trabalho – I work

Eu não trabalho – I don’t work

Eu corro – I run

Eu não corro -I don’t run

Ele caminha -He walks

Ele não caminha – He doesn’t walk

Ele conversa – He talks

Você sabe – Do you know?

Ele sabe? – Does he know?

Você fala? –  Do you speak?

Ele fala? – Does he speak?

 

Eu estou trabalhando – I am working

Eu não estou  trabalhando – I am not working

Eu estou correndo – I am running

Eu não estou correndo  – I am not running

Ele está caminhando – He is walking

Ele não está caminhando – He isn’t walking

Ele está conversando – He is talking

 

 

Ainda tem dúvidas? Quer mais explicações?

Veja os posts anteriores que falam sobre o tempo presente.

Presente Progressivo ou Presente Continuo

https://lillizen.wordpress.com/2008/11/30/presente-progressivo/

Verbo TO BE – Afirmativo/ Presente

https://lillizen.wordpress.com/2008/09/07/to_be_uso_e_dica/

Perguntas no Present Progressive /Continuous

https://lillizen.wordpress.com/2009/09/22/perguntas-no-present-progressiv/


 

Obrigada e parabéns para você que leu tudo! =)
Não esquece de visitar a página no FB, com muitas dicas de inglês: http://www.facebook.com/Lillizen.DicasdeIngles
Lilli Zen

 

